A SEPcD
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD), foi instituída pela Lei nº 7.404, de 11 de março de 2025, e é um órgão do Governo do Amazonas com a missão de promover, formular e implementar políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à valorização das pessoas com deficiência.
A SEPcD busca fortalecer iniciativas que assegurem dignidade, autonomia e plena inclusão social das PcD e de suas famílias, em consonância com a Política Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência e as legislações vigentes.
Nosso compromisso é trabalhar por uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva, onde todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades para viver com qualidade de vida e exercer plenamente sua cidadania.

Endereço: Rua Marquês de Quixeramobim, n. 210 Parque das Laranjeiras.
E-mail: gabinete@sepcd.am.gov.br /protocolo@sepcd.am.gov.br
SERVIÇOS
- Solicitação de Carteira de Identificação Nacional (CIN)
- Solicitação de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD)
- Emissão de Carteira Intermunicipal (Passe Legal)
- Solicitação de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)
- Solicitação do Programa de Financiamento “+ Crédito Inclusão”
- Solicitação de Cadeira de Rodas, pelo programa “Inclusão sobre Rodas”
- Atendimento no programa “Amazonas Eficiente”
- Criação e recebimento de currículos PcD,
- Orientação do Passa Fácil,
- Orientações sobre a Carteira Interestadual (Passe Livre),
- Orientação de Credencial de Estacionamento,
- Orientação jurídica,
- Atendimento psicossocial,
- Averiguação de denúncias,
- Tradução e interpretação de LIBRAS,
- Encaminhamento para outros serviços.