Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas e documentos de identificação PcD, em Tabatinga

Iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Nesta quinta-feira (06/11), o município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital) recebeu entregas de inclusão e acessibilidade pelo Governo do Amazonas. Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), mais de 40 pessoas em vulnerabilidade social, baixa locomoção e com deficiência (PcD) receberam documentos e cadeiras de rodas na ação itinerante.
As entregas contam com 32 documentos de identificação, sendo Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além de 10 cadeiras de rodas, do modelo postural e universal infantil.
A iniciativa dá continuidade às entregas no interior do Amazonas, por meio do programa “Inclusão sobre Rodas”, criado pelo governador Wilson Lima com intuito de zerar as demandas de entrega em todo o estado. Além de reforçar as políticas públicas sociais e de inclusão por meio da entrega das carteirinhas.

Carteirinhas
As Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista são documentos que substituem o laudo médico e garantem acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados, sendo um direito das pessoas com deficiência de acordo com o Decreto nº 42.900, de 2020 e a lei nacional nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020.
Solicitação de cadeiras
A cadeira de rodas é uma ferramenta de auxílio para as PcD e baixa locomoção, porém muitos cidadãos não têm condições financeiras para comprar uma para si. Com isso, o Governo do Amazonas disponibiliza a solicitação de forma gratuita por meio da SEPcD.
A solicitação ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SePcD localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras – Flores; ou de forma online, com o envio de todos os documentos para o e-mail: protocolo@sepcd.am.gov.br

Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, foto de corpo inteiro, telefone para contato, e-mail, cartão do SUS, laudo médico com CID e prescrição de cadeira de rodas. Caso o solicitante seja menor de idade, é necessário apresentar a documentação de identificação do responsável legal.
Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e para banho.
Foto: Diego Peres/Secom e Arquivo SEPcD