Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas, unidades do Passe Legal e da carteira PcD e Ciptea, em Lábrea

Iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência 

As ações itinerantes do Governo do Amazonas chegaram em Lábrea (distante 702 quilômetros da capital), nesta quinta-feira (03/07). A ação coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) auxilia cidadãos em vulnerabilidade social, baixa locomoção e Pessoas com Deficiência (PcD) da cidade.

Ao todo, foram 29 pessoas beneficiadas com cadeiras de rodas na ação, além da entrega de cinco Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), oito Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e oito Carteiras Intermunicipais, também conhecidas como Passe Legal, que auxilia no deslocamento gratuito dentro do estado. 

A iniciativa dá continuidade às entregas no interior do Amazonas, por meio do programa “Inclusão sobre Rodas”, criado pelo governador Wilson Lima com intuito de zerar as demandas de entrega em todo o estado. Além de reforçar as políticas públicas sociais e de inclusão por meio da entrega das carteirinhas.

Carteirinhas 

O Passe Legal facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal; e as Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista dão acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados.

Solicitação de cadeiras 

A cadeira de rodas é uma ferramenta de auxílio para as PcD e baixa locomoção, porém muitos cidadãos não têm condições financeiras para comprar uma para si. Com isso, o Governo do Amazonas disponibiliza a solicitação de forma gratuita por meio da SEPcD. 

A solicitação ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SePcD localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras – Flores; ou de forma online, com o envio de todos os documentos para o e-mail: protocolo@sepcd.am.gov.br

Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, foto de corpo inteiro, telefone para contato, e-mail, cartão do SUS, laudo médico com CID e prescrição de cadeira de rodas. Caso o solicitante seja menor de idade, é necessário apresentar a documentação de identificação do responsável legal.

Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e para banho.


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