Governo do Amazonas reforça políticas de inclusão e acessibilidade em Itacoatiara

Mais de 320 pessoas foram beneficiadas com a ação itinerante
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), fortaleceu as políticas públicas para pessoas com deficiência na ação itinerante, realizada nesta quinta-feira (13/11), em Itacoatiara (distante 176 quilômetros da capital). Mais de 320 pessoas em vulnerabilidade social, baixa locomoção e com deficiência (PcD) receberam documentos de identificação e cadeiras de rodas na ação.
As entregas contam com 292 documentos de identificação, sendo Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e Carteiras Intermunicipal (Passe Legal), que garantem o acesso prioritário e os direitos PcD.
Além disso, foram entregues 30 cadeiras de rodas para a população, abrangendo tanto o modelo postural quanto o universal. A iniciativa dá continuidade às entregas no interior do Amazonas, por meio do programa “Inclusão sobre Rodas”, criado pelo governador Wilson Lima com intuito de zerar as demandas de entrega em todo o estado.

Solicitação
A cadeira de rodas é uma ferramenta de auxílio para as PcD e baixa locomoção, porém muitos cidadãos não têm condições financeiras para comprar uma para si. Com isso, o Governo do Amazonas disponibiliza a solicitação de forma gratuita por meio da SEPcD.
A solicitação ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SePcD localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras – Flores; ou de forma online, com o envio de todos os documentos para o e-mail: protocolo@sepcd.am.gov.br
Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, foto de corpo inteiro, telefone para contato, e-mail, cartão do SUS, laudo médico com CID e prescrição de cadeira de rodas. Caso o solicitante seja menor de idade, é necessário apresentar a documentação de identificação do responsável legal.
Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e para banho.
Fotos: Alex Pazuello/Secom