Governo presente: SEPcD realizou a solicitação de documentos para pessoas com deficiência da zona norte da capital

Secretaria ainda entregou carteirinhas e disponibilizou serviços jurídicos e de autonomia para PcDs
Na 24ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (11/10), a população com deficiência da zona norte de Manaus teve acesso aos serviços essenciais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD). Foram mais de 50 atendimentos e orientações na ação.
Realizada no Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade, a população contou com serviços de cidadania, documentação, linhas de crédito e orientação jurídica, reforçando o acesso à garantia dos direitos e autonomia da PcD.
De acordo com a secretária da SEPcD, Selma Banes, também foram entregues 20 carteirinhas para os moradores que solicitaram os documentos e moram na região, entre elas: Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e Carteira Intermunicipal (Passe Legal).

“O Governo Presente é uma forma de levar os serviços das secretarias mais perto da população, por isso também organizamos, de forma estratégica, a entrega dos documentos de identificação para a população com deficiência da zona norte. Essas pessoas puderam buscar seu direito de forma mais rápida e perto de casa”, pontuou.
Serviços
A população contou com serviços especializados para mais mobilidade e inclusão social, com a oferta do programa ‘Inclusão sobre Rodas’, por meio da orientação para a doação de cadeira de rodas no local.
Além disso, também estava disponível a solicitação da CIPcD, CIPTEA e do Passe Legal; orientação jurídica; o Crédito Mais Inclusão e orientação para empregabilidade e criação de currículos PcD.

Governo Presente
Uma idealização do governador Wilson Lima, as edições disponibilizam os serviços das secretarias estaduais diretamente à população em uma ação coletiva. Entre as ações oferecidas estão: emissão de documentos, atendimentos de saúde, fomento econômico, linhas de crédito, e muito mais.
Foto: Amanda Postigo/SEPcD