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Perguntas Frequentes

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (CIPCD)

O que é?

A Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) é emitida para quem mora no Amazonas.

Como solicitar a carteirinha?

Baixar o aplicativo SASI, inserir o código: SPCDAM;

Preencher o cadastro no aplicativo, clicar no ícone ➕ para inserir as fotos legíveis do rosto (foto de identificação da carteira com fundo branco) e todos os documentos solicitados no cadastro;

No cadastro o beneficiário, escolher se quer receber a carteira na SEPCD ou no PAC mais próximo;

A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que vai verificar todos os documentos estão de acordo;

Caso a documentação seja aprovada, o solicitante receberá a notificação através do APP SASI para agendamento de perícia médica;

O usuário poderá acompanhar o andamento da solicitação pelas notificações de status no APP SASI;

Quando a carteira CiPcD fica pronta, o usuário é informado via Whatsapp e APP SASI para realizar a retirada do documento no local escolhido no ato da solicitação.

Documentação necessária

BENEFICIÁRIO

  • 1 foto tipo 3×4 atual (se possível com fundo branco);
  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
  • Laudo Médico com CID;
  • Tipagem sanguínea.

RESPONSÁVEL

  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Beneficiários maiores de 18 anos, apresentar Curatela;
  • Beneficiários menores de 18 anos, se não forem os genitores, apresentar guarda do menor.

PASSE LEGAL

O que é?

É a Carteira de Transporte Intermunicipal que assegura ao PcD a gratuidade da passagem, conforme reserva de até 02 vagas no veículo ou o valor de 50% após atingir o limite de vagas.

O acompanhante indicado no cadastro da carteira tem direito a meia-passagem no transporte.

Quem pode utilizar esse serviço?

Pessoas com deficiência hipossuficientes residentes no Amazonas.

Como solicitar o Passe Legal?

Aquisição do Formulário e preenchimento adequado por profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS, conforme discriminado no Formulário

Entrega do formulário devidamente preenchido e documentação na SEPcD ou no PAC mais próximo.

No cadastro, o beneficiário escolhe se quer receber a carteira na SEPcD ou no PAC mais próximo.

A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que verificará se todos os documentos estão de acordo.

Caso a documentação seja aprovada, o solicitante receberá a notificação por Whatsapp para agendamento de perícia médica.

Quando o Passe Legal fica pronto, o usuário é informado via Whatsapp e para realizar a retirada do documento no local escolhido no ato da solicitação.

Documentação Necessária

BENEFICIÁRIO

  • Formulário preenchido, assinado e carimbado;
  • Exames complementares como acuidade visual e audiometria;
  • Audiometria e Exame de emissões Otoacústica (PcD surdo);
  • 1 foto tipo 3×4 atual (Se possível com fundo branco);
  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias).

ACOMPANHANTE (CASO HAJA)

  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
  • Poderão ser apresentadas até 03 (três) pessoas, maiores de 18 anos, a constar como acompanhante;

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (CIPTEA)

O que é?

Documento utilizado para identificar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista residentes no Amazonas

Como solicitar a emissão da Ciptea?

Baixar o aplicativo SASI, inserir o código: SPCDAM;

Preencher o cadastro no aplicativo, clicar no ícone ➕ para inserir as fotos legíveis do rosto (foto de identificação da carteira com fundo branco) e todos os documentos solicitados no cadastro;

No cadastro o beneficiário, escolher se quer receber a carteira na SEPcD ou no PAC mais próximo;

A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que verificará se todos os documentos estão de acordo;

Caso o cadastro seja aprovado, será enviada a notificação através do APP SASI para que o beneficiário realize a coleta da biometria, que poderá ser feita na sede da SEPcD ou no PAC mais próximo;

O usuário poderá acompanhar o andamento da solicitação pelas notificações de status no APP SASI;

Quando a carteira CIPTEA fica pronta, o usuário é informado via Whatsapp e APP SASI para realizar a retirada do documento no local escolhido no ato da solicitação.

Documentação necessária:

Beneficiário:

  • 1 foto tipo 3×4 atual (Se possível com fundo branco);
  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
  • Laudo Médico com CID;
  • Tipagem sanguínea;

Acompanhante (Caso Haja)

  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Beneficiários maiores de 18 anos, apresentar Curatela;
  • Beneficiários menores de 18 anos, se não forem os genitores, apresentar guarda do menor.

ACESSIBILIDADE EM GRANDES EVENTOS

O que é?

Sistema de análise de inscrições para espaços inclusivos reservados às pessoas com deficiência em evento de grande impacto social e cultural no Estado do Amazonas.

Como solicitar participação?

Inscrição através de formulário online, que será divulgado conforme o evento em questão; ou por meio da solicitação de em eventos privados e públicos por meio do e-mail: protocolo@sepcd.am.gov.br

A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que verificará se todos os documentos estão de acordo;

Caso o cadastro seja aprovado será enviada a notificação através do whatsapp para o beneficiário e o resultado é publicado nas redes sociais da secretaria.

Documentação necessária:

Beneficiário:

  • Rg/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
  • Laudo médico/caracterizador ou Carteira de Identificação Oficial do Estado (CIPcD/CIPTEA).

ACOMPANHANTE (CASO HAJA)

  • Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
  • RG/CIN e CPF;

+ CRÉDITO INCLUSÃO

O que é?

O + Crédito Inclusão, que faz parte do Programa +Crédito Amazonas, é disponibilizado em parceria com a AFEAM. Neste programa, o beneficiário é o responsável Legal de Pessoas com Deficiência (PcD) ou Pessoas com Deficiência autônomas que desenvolvem atividades produtivas sem ter vínculo empregatício

Como solicitar a linha de crédito?

A solicitação é feita na sede da SEPCD;

A solicitação será analisada pela AFEAM;

Caso o cadastro seja aprovado a AFEAM entrará em contato.

Documentos necessários:

Documentos Pessoais – Titular

  • Fotos do titular segurando o documento de identificação (frente e verso);
  • Certidão de Casamento, Divórcio, União Estável ou Óbito (conforme o caso);
  • Comprovante de residência.

RESPONSÁVEL (CASO HAJA)

Comprovante de endereço.

Fotos do estabelecimento e atividade a ser financiada (conforme orientação abaixo). Proponente na frente e dentro do estabelecimento;

Outras que comprovem a atividade (exemplo: mercadorias/produtos, notas fiscais, etc);

AGENDAMENTO PARA COLETA DE BIOMETRIA DOMICILIAR PARA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN)

O que é?

Serviço utilizado por PcD que esteja internada ou que, em razão da deficiência, não possa se locomover para solicitar a CIN. Nesses casos, o atendimento é agendado para que um servidor da SEPcD possa ir até o local onde a pessoa com deficiência se encontra.

Quem pode utilizar esse serviço?

Pessoas com deficiência impossibilitadas de se locomover até a SEPcD.

Como fazer o agendamento para coleta de biometria para emissão da CIN?

Entrega da documentação exigida para solicitação de emissão da CIN na sede da SEPcD por responsável ou pessoa próxima; 

Agendamento da visita; 

Coleta da biometria e assinatura no local agendado;

Retirada da CIN pelo responsável legal na SEPCD;

Documentação necessária:

Documentos do Beneficiário

  • Certidão de Nascimento Atual ou Casamento Atual (original e cópia).
  • 02 (duas) foto 3X4, padrão para identidade (fundo branco, atual e sem sombra) – não pode ser camisa branca e estampada (camisa lisa somente), não pode usar maquiagem e acessórios. 
  • Cópia do comprovante de endereço: água, luz, telefone ou fatura de cartão de crédito atual (deste mês). Se o comprovante for de terceiros, trazer cópia da identidade do titular da conta. Se o imóvel for alugado, trazer cópia do Contrato de Aluguel ou cópia do recibo do último pagamento do aluguel.
  • Laudo Médico para PCD.
  • Situação Cadastral do CPF Regular
  • E-mail, Contato, Título de Eleitor
  • Menor de 18 anos deverá estar acompanhado de seu responsável legal (pai, mãe, avó ou avô) com identidade original e cópia.

AUXÍLIO INTÉRPRETE DE LIBRAS 

O que é?

Serviço utilizado por PcD em que podem solicitar os serviços de um intérprete de Libras, de forma presencial ou online, gratuitamente por meio da SEPcD. 

O serviço é uma forma de garantir o acesso irrestrito de pessoas surdas aos serviços públicos e privados do Amazonas, assegurando seus direitos e inclusão na sociedade. 

Os atendimentos devem ser solicitados com, no mínimo, três dias úteis de antecedência, exceto casos de urgência, como atendimento médico. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Quem pode utilizar esse serviço?

Pessoas com deficiência que precisam ter acesso à serviços públicos e privados que não dispõe de acessibilidade e inclusão no local.

Como agendar?

Solicitação ocorre por meio do formulário https://encurtador.com.br/0Mb7d e tem prazo de três dias utéis para confirmação. 


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