Perguntas Frequentes
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (CIPCD)
O que é?
A Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) é emitida para quem mora no Amazonas.
Como solicitar a carteirinha?
Baixar o aplicativo SASI, inserir o código: SPCDAM;
Preencher o cadastro no aplicativo, clicar no ícone ➕ para inserir as fotos legíveis do rosto (foto de identificação da carteira com fundo branco) e todos os documentos solicitados no cadastro;
No cadastro o beneficiário, escolher se quer receber a carteira na SEPCD ou no PAC mais próximo;
A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que vai verificar todos os documentos estão de acordo;
Caso a documentação seja aprovada, o solicitante receberá a notificação através do APP SASI para agendamento de perícia médica;
O usuário poderá acompanhar o andamento da solicitação pelas notificações de status no APP SASI;
Quando a carteira CiPcD fica pronta, o usuário é informado via Whatsapp e APP SASI para realizar a retirada do documento no local escolhido no ato da solicitação.
Documentação necessária
BENEFICIÁRIO
- 1 foto tipo 3×4 atual (se possível com fundo branco);
- RG/CIN e CPF;
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
- Laudo Médico com CID;
- Tipagem sanguínea.
RESPONSÁVEL
- RG/CIN e CPF;
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
- E-mail;
- Telefone;
- Beneficiários maiores de 18 anos, apresentar Curatela;
- Beneficiários menores de 18 anos, se não forem os genitores, apresentar guarda do menor.
PASSE LEGAL
O que é?
É a Carteira de Transporte Intermunicipal que assegura ao PcD a gratuidade da passagem, conforme reserva de até 02 vagas no veículo ou o valor de 50% após atingir o limite de vagas.
O acompanhante indicado no cadastro da carteira tem direito a meia-passagem no transporte.
Quem pode utilizar esse serviço?
Pessoas com deficiência hipossuficientes residentes no Amazonas.
Como solicitar o Passe Legal?
Aquisição do Formulário e preenchimento adequado por profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS, conforme discriminado no Formulário
Entrega do formulário devidamente preenchido e documentação na SEPcD ou no PAC mais próximo.
No cadastro, o beneficiário escolhe se quer receber a carteira na SEPcD ou no PAC mais próximo.
A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que verificará se todos os documentos estão de acordo.
Caso a documentação seja aprovada, o solicitante receberá a notificação por Whatsapp para agendamento de perícia médica.
Quando o Passe Legal fica pronto, o usuário é informado via Whatsapp e para realizar a retirada do documento no local escolhido no ato da solicitação.
Documentação Necessária
BENEFICIÁRIO
- Formulário preenchido, assinado e carimbado;
- Exames complementares como acuidade visual e audiometria;
- Audiometria e Exame de emissões Otoacústica (PcD surdo);
- 1 foto tipo 3×4 atual (Se possível com fundo branco);
- RG/CIN e CPF;
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias).
ACOMPANHANTE (CASO HAJA)
- RG/CIN e CPF;
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
- Poderão ser apresentadas até 03 (três) pessoas, maiores de 18 anos, a constar como acompanhante;
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (CIPTEA)
O que é?
Documento utilizado para identificar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista residentes no Amazonas
Como solicitar a emissão da Ciptea?
Baixar o aplicativo SASI, inserir o código: SPCDAM;
Preencher o cadastro no aplicativo, clicar no ícone ➕ para inserir as fotos legíveis do rosto (foto de identificação da carteira com fundo branco) e todos os documentos solicitados no cadastro;
No cadastro o beneficiário, escolher se quer receber a carteira na SEPcD ou no PAC mais próximo;
A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que verificará se todos os documentos estão de acordo;
Caso o cadastro seja aprovado, será enviada a notificação através do APP SASI para que o beneficiário realize a coleta da biometria, que poderá ser feita na sede da SEPcD ou no PAC mais próximo;
O usuário poderá acompanhar o andamento da solicitação pelas notificações de status no APP SASI;
Quando a carteira CIPTEA fica pronta, o usuário é informado via Whatsapp e APP SASI para realizar a retirada do documento no local escolhido no ato da solicitação.
Documentação necessária:
Beneficiário:
- 1 foto tipo 3×4 atual (Se possível com fundo branco);
- RG/CIN e CPF;
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
- Laudo Médico com CID;
- Tipagem sanguínea;
Acompanhante (Caso Haja)
- RG/CIN e CPF;
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
- E-mail;
- Telefone;
- Beneficiários maiores de 18 anos, apresentar Curatela;
- Beneficiários menores de 18 anos, se não forem os genitores, apresentar guarda do menor.
ACESSIBILIDADE EM GRANDES EVENTOS
O que é?
Sistema de análise de inscrições para espaços inclusivos reservados às pessoas com deficiência em evento de grande impacto social e cultural no Estado do Amazonas.
Como solicitar participação?
Inscrição através de formulário online, que será divulgado conforme o evento em questão; ou por meio da solicitação de em eventos privados e públicos por meio do e-mail: protocolo@sepcd.am.gov.br
A solicitação será analisada pelo setor de carteiras, que verificará se todos os documentos estão de acordo;
Caso o cadastro seja aprovado será enviada a notificação através do whatsapp para o beneficiário e o resultado é publicado nas redes sociais da secretaria.
Documentação necessária:
Beneficiário:
- Rg/CIN e CPF;
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
- Laudo médico/caracterizador ou Carteira de Identificação Oficial do Estado (CIPcD/CIPTEA).
ACOMPANHANTE (CASO HAJA)
- Comprovante de residência (atual, no máximo de 90 dias);
- RG/CIN e CPF;
+ CRÉDITO INCLUSÃO
O que é?
O + Crédito Inclusão, que faz parte do Programa +Crédito Amazonas, é disponibilizado em parceria com a AFEAM. Neste programa, o beneficiário é o responsável Legal de Pessoas com Deficiência (PcD) ou Pessoas com Deficiência autônomas que desenvolvem atividades produtivas sem ter vínculo empregatício
Como solicitar a linha de crédito?
A solicitação é feita na sede da SEPCD;
A solicitação será analisada pela AFEAM;
Caso o cadastro seja aprovado a AFEAM entrará em contato.
Documentos necessários:
Documentos Pessoais – Titular
- Fotos do titular segurando o documento de identificação (frente e verso);
- Certidão de Casamento, Divórcio, União Estável ou Óbito (conforme o caso);
- Comprovante de residência.
RESPONSÁVEL (CASO HAJA)
Comprovante de endereço.
Fotos do estabelecimento e atividade a ser financiada (conforme orientação abaixo). Proponente na frente e dentro do estabelecimento;
Outras que comprovem a atividade (exemplo: mercadorias/produtos, notas fiscais, etc);
AGENDAMENTO PARA COLETA DE BIOMETRIA DOMICILIAR PARA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN)
O que é?
Serviço utilizado por PcD que esteja internada ou que, em razão da deficiência, não possa se locomover para solicitar a CIN. Nesses casos, o atendimento é agendado para que um servidor da SEPcD possa ir até o local onde a pessoa com deficiência se encontra.
Quem pode utilizar esse serviço?
Pessoas com deficiência impossibilitadas de se locomover até a SEPcD.
Como fazer o agendamento para coleta de biometria para emissão da CIN?
Entrega da documentação exigida para solicitação de emissão da CIN na sede da SEPcD por responsável ou pessoa próxima;
Agendamento da visita;
Coleta da biometria e assinatura no local agendado;
Retirada da CIN pelo responsável legal na SEPCD;
Documentação necessária:
Documentos do Beneficiário
- Certidão de Nascimento Atual ou Casamento Atual (original e cópia).
- 02 (duas) foto 3X4, padrão para identidade (fundo branco, atual e sem sombra) – não pode ser camisa branca e estampada (camisa lisa somente), não pode usar maquiagem e acessórios.
- Cópia do comprovante de endereço: água, luz, telefone ou fatura de cartão de crédito atual (deste mês). Se o comprovante for de terceiros, trazer cópia da identidade do titular da conta. Se o imóvel for alugado, trazer cópia do Contrato de Aluguel ou cópia do recibo do último pagamento do aluguel.
- Laudo Médico para PCD.
- Situação Cadastral do CPF Regular
- E-mail, Contato, Título de Eleitor
- Menor de 18 anos deverá estar acompanhado de seu responsável legal (pai, mãe, avó ou avô) com identidade original e cópia.
AUXÍLIO INTÉRPRETE DE LIBRAS
O que é?
Serviço utilizado por PcD em que podem solicitar os serviços de um intérprete de Libras, de forma presencial ou online, gratuitamente por meio da SEPcD.
O serviço é uma forma de garantir o acesso irrestrito de pessoas surdas aos serviços públicos e privados do Amazonas, assegurando seus direitos e inclusão na sociedade.
Os atendimentos devem ser solicitados com, no mínimo, três dias úteis de antecedência, exceto casos de urgência, como atendimento médico. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Quem pode utilizar esse serviço?
Pessoas com deficiência que precisam ter acesso à serviços públicos e privados que não dispõe de acessibilidade e inclusão no local.
Como agendar?
Solicitação ocorre por meio do formulário https://encurtador.com.br/0Mb7d e tem prazo de três dias utéis para confirmação.